Email

consulta@oftalmoday.com.br

Consulta e Exames

(21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050

Quando fazer cirurgia de catarata?

Catarata

A catarata é caracterizada pelo desgaste do cristalino que acumula proteínas e, progressivamente, torna a visão mais opaca. Esse problema nos olhos atinge, sobretudo, a população mais velha, acima dos 60 anos, mas esta regra tem exceções e até pessoas mais novas podem ser acometidas pela catarata. Por isso, é extremamente necessária a procura de um oftalmologista.

Para saber melhor qual é o momento certo de tratá-la com cirurgia, acompanhe esta publicação da Oftalmo Day, clínica de oftalmologia no Rio de Janeiro.

 

Catarata e saúde dos olhos

Suponha que ao dirigir ou ao ler um livro, uma pessoa começa a sentir um incômodo nos olhos, especialmente se há pouca luz no ambiente. Ou então, ela começa a enxergar duplicadas, em um dos olhos, as palavras que lê em um artigo ou uma pessoa do próprio convívio. Ainda, suponha que essa pessoa esteja enxergando halos (auréola de luz arredondada) ao redor dos olhos.

De repente, ela começa a desenvolver sensibilidade à luz e ao se olhar no espelho, percebe que existe uma estrutura esbranquiçada em seu olho, responsável por fazê-la perder a visão parcialmente.

É possível que essa pessoa esteja desenvolvendo catarata e o recomendável é não deixar a visita a um oftalmologista para depois.

Esta perda de visão é reversível e pode ser tratada por meio de cirurgia. Mas quanto mais tempo ela demorar a consultar seu oftalmologista, mais complicado o procedimento pode ser e mais difícil o pós operatório pode se tornar.

 

Quando realizar a cirurgia de catarata?

O cristalino é uma espécie de lente invisível dos olhos, responsável pelo foco da visão de longe e de perto. Seu envelhecimento é uma característica natural à medida que o corpo também fica mais velho. Com isso, ele perde elasticidade e pode deixar a visão embaçada: um dos sintomas da catarata.

A única maneira possível existente de tratá-la é fazer a retirada do cristalino e substituí-lo por uma lente intraocular que deve ser cuidadosamente escolhida pelo paciente, porque ela será responsável pela nitidez e qualidade da visão dele do momento da cirurgia em diante.

Há algum tempo, como as técnicas cirúrgicas eram menos avançadas, não possuíam as ferramentas tecnológicas que estão disponíveis atualmente nos centros cirúrgicos. Inclusive no que se refere à cirurgia dos olhos.

Por isso, era preciso esperar o cristalino amadurecer, isto é, ficar rígido (endurecido) para realizar a cirurgia de catarata.

Mas, hoje, graças à evolução das técnicas, não é mais necessário esperar. À medida que o paciente percebe que sua qualidade de vida está sendo alterada pelo embaçamento da visão, ele já pode procurar um oftalmologista para ter um diagnóstico e, se for preciso, realizar a cirurgia.

A alteração da qualidade de vida ocorre justamente nos casos que foram citados anteriormente neste artigo, ou seja, dificuldade de dirigir, de ler, visão embaçada ou duplicada de objetos e pessoas, formação de halos ao redor dos olhos e fotofobia (sensibilidade à luz).

Atualmente, portanto, o recomendado é não esperar que a qualidade da visão se deteriore radicalmente para recorrer à cirurgia. Tão logo o aparecimento dos sintomas, é necessário buscar o oftalmologista.

 

Cuidados para a cirurgia

De qualquer modo, alguns cuidados devem ser tomados antes da cirurgia de catarata ser realizada.

Comumente, nenhum exame laboratorial específico é preciso antes do procedimento. No entanto, ao consultar o oftalmologista, é necessário avisá-lo de algum possível quadro crônico.

Por exemplo, os pacientes que sofrem de diabetes devem cuidar para prevenir casos de hipoglicemia, assim como os hipertensos que precisam evitar o aumento da tensão arterial.

Ambos os casos podem afetar o momento da cirurgia.

 

Se você precisa de um diagnóstico preciso ou tratar sua catarata, conte com a Oftalmoday. Aqui, você encontrará oftalmologistas especialistas no tratamento da catarata. Acesse nosso site.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes