Catarata: do olho perfeito à cegueira

Catarata

A catarata é uma das maiores causas de cegueira reversível do mundo. Por isso, nunca é demais falar sobre ela. Geralmente, esta doença está ligada à velhice, por estar associada ao envelhecimento natural das células. Mas isto nem sempre é correto. Há jovens que podem apresentar envelhecimento prematuro por hábitos não saudáveis ou por traumas, podendo, com isso, adquirir a doença.

Doenças infecciosas durante a gravidez também podem levar o recém-nascido a contrair a enfermidade.

Da catarata à cegueira

O cristalino é uma espécie de lente no olho, responsável pelo foco da visão de longe e de perto. À medida que envelhecemos, essa lente natural vai perdendo elasticidade e se tornando mais opaca, ou seja, a visão vai ficando embaçada. Com isso, enxerga-se somente luzes e vultos até ocorrer a cegueira.

No entanto, como dito anteriormente, alguns hábitos podem influenciar a ocorrência de uma catarata precoce. O tabagismo, o alcoolismo e a exposição excessiva ao sol, sem proteção contra radiação ultravioleta (principalmente UVB), podem ser fatores que apressam o envelhecimento do cristalino.

Embora o aparecimento de maneira natural da doença se dê a partir dos 60 anos, a catarata pode ser congênita, isto é, pode atingir crianças de até um ano de idade, caso a mãe tenha sido infectada com doenças, como rubéola, sífilis ou taxoplasmose, durante a gravidez.

Sintomas da catarata

Existem, ainda, alguns fatores de risco para a doença. Além da excessiva e desprotegida exposição ao sol e do fumo, já citados, doenças infecciosas na vista, diabetes, traumas na região dos olhos e uso constante de colírios à base de corticóides estão entre os principais.

Os sintomas da catarata costumam ser: visão nebulosa e/ou dupla, sensibilidade maior à luz, dificuldades para ler, dirigir ou caminhar e enxergar halos e brilhos. Óculos escuros são um dos principais aliados na prevenção da enfermidade, pois podem proteger os olhos em situações mais sensíveis.

A Oftalmoday é uma clínica especializada em cirurgias e no tratamento da catarata. Com equipamentos modernos e oftalmologistas especializados, possuímos a estrutura ideal para médicos e pacientes. Acesse nosso site.