Email

consulta@oftalmoday.com.br

Consulta e Exames

(21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050

Sinais de problema de visão na criança

Sem categoria
problema de vista infantil

A visão é o nosso principal sentido e é responsável por mais de 80% das informações que as crianças adquirem durante a infância, principalmente na escola.

A criança com algum tipo de deficiência visual não diagnosticada, pode ter importante prejuízo no seu aprendizado e desenvolvimento. Frequentemente, o mau desempenho escolar ocorre exclusivamente por algum tipo de problema visual que nem a família nem a criança estão cientes.

Estrabismo, miopia, astigmatismo, ambliopia, catarata, glaucoma e síndrome do olho seco são alguns dos problemas oftalmológicos que podem surgir na infância.

Para ajudar os pais, a Oftalmo Day, clínica especializada em oftalmologia, no Rio de Janeiro, criou esse artigo listando sinais que precisam de atenção.

Sentar muito próximo da tv ou ler com o livro muito próximo dos olhos

Se o seu filho só gosta de ver televisão estando muito próximo ao aparelho, isso pode ser um sinal de que a visão dele para longe não está adequada. Astigmatismo ou miopia são problemas possíveis nesses casos.

É importante salientar que sentar muito próximo da TV é um sinal de problema de visão e não a causa dele. Todo mundo já ouviu dos pais que ver televisão muito de perto faz mal pra vista, mas isso é uma orientação que atualmente não possui nenhuma evidência científica. Esse mito surgiu porque até o fim da década de 1960, os televisores vendidos realmente emitiam uma quantidade de radiação acima do permitido pelos órgãos de controle. Nessa época, ver TV muito próximo realmente fazia mal. Os televisores modernos, porém, não emitem essa radiação e não há evidências de que eles possam provocar danos à visão.

Preste atenção também se a criança sentir necessidade de aproximar o livro dos olhos para conseguir ler adequadamente. Isso também pode ser um sinal de miopia ou outro problema de visão.

Tenha atenção que as crianças têm uma capacidade de acomodar os olhos maior que os adultos e por isso conseguem enxergar de perto bem melhor que nós. Porém, se a criança só consegue ler as palavras com o livro próximo ao rosto, uma consulta com o oftalmologista faz-se necessária.

Fotofobia

Fotofobia é uma sensibilidade exagerada à luz.  Crianças que se mostram muito sensíveis à luminosidade, principalmente em situações nas quais as outras crianças não parecem estar incomodadas, podem ter algum problema oftalmológico.

As causas de fotofobia são várias, nem todas elas são de origem oftalmológica, como é o caso da enxaqueca. Blefarite, lesão da córnea, uveíte, conjuntivite e irite são apenas algumas das causas oculares de sensibilidade à luz.

Em alguns pacientes, principalmente nas pessoas de olhos claros, a fotofobia pode não ter uma causa aparente, sendo apenas uma sensibilidade aumentada à luz (geralmente mais intensa nos comprimentos de onda azul e verde) sem nenhuma doença associada.

Mau desempenho escolar

Lembre-se que a visão é responsável por 70% do nosso contato com o mundo exterior, portanto se a criança apresenta alguma dificuldade para enxergar, é natural que seu aprendizado seja comprometido já que ela não reconhece formas e letras. 

Se seu filho estiver em fase de alfabetização, seu rendimento escolar terá uma defasagem ainda maior. Ao não reconhecer as letras e figuras, ele dificilmente terá condições de ler e escrever.

Fechar um dos olhos ou inclinar a cabeça para ver ou ler

Preste atenção se a criança não está apertando os olhos ou entortando a cabeça na hora de ler ou assistir televisão. O ato significa que ela está forçando os olhos a enxergar com mais nitidez, já que ao apertá-los, criamos uma fenda menor nas pálpebras, eliminando os raios periféricos e concentrando somente os raios centrais da visão. Quanto menor o foco, melhor seu filho enxergará!

Inclinar a cabeça é semelhante ao sinal anterior e geralmente ocorre quando a criança enxerga melhor de um olho do que de outro ou tem algum tipo de estrabismo. Essa condição é mais facilmente percebida pelos professores na sala de aula, pois esses costumam estar de frente para a criança enquanto ela tenta ler o quadro negro.

Coçar muito os olhos

Toda criança pequena coça os olhos quando está com sono. Isso é perfeitamente normal. Todavia, se o seu filho, coça muito os olhos quando está brincando ou quando está tentando enxergar ou ler alguma coisa, isso pode ser um sinal de dificuldade visual. A coceira ocular frequente também pode ser um sinal de conjuntivite alérgica.

Além de ser um sinal de um possível problema oftalmológico, o ato de coçar os olhos a toda hora pode desencadear ceratocone, uma doença ocular que surge quando a córnea fica deformada, assumindo um formato de cone.

Lacrimejamento persistente

As causas podem variar desde conjuntivites alérgicas ou virais, que são facilmente tratadas e em pouco tempo se resolvem espontaneamente, até problemas na formação do canal lacrimal, que não se desenvolveu adequadamente durante a gestação. Neste último caso, uma cirurgia simples para desobstruí-lo deve resolver. Só não deixe o sintoma passar despercebido.

O lacrimejamento infantil também pode ser consequência de uma doença chamada “glaucoma congênita”, além de fotofobia e olhos esbranquiçados e sem vida. Diante deste quadro, somente uma cirurgia é capaz de amenizar o problema e deve ser feita o quanto antes.

Pular uma linha ao ler

Se a criança frequentemente pula ou repete as palavras ou as linhas quando está lendo ou escrevendo, ou se anos depois de ter sido alfabetizada ela ainda precisa usar o dedo para acompanhar as palavras que lê, isso pode ser um sinal de miopia ou insuficiência de convergência.

A insuficiência de convergência é uma condição na qual a musculatura dos olhos têm dificuldade em trabalhar de forma coordenada, principalmente nas atividades que requerem visão próxima, como durante a leitura ou escrita.

Além da dificuldade para ler de forma sequencial, a criança também pode apresentar fadiga ocular, visão turva, visão dupla (diplopia) ou dor de cabeça associada à leitura ou escrita.

Toda criança com má performance na leitura ou escrita deve ser avaliada para problemas de visão.

Dor de cabeça ou nos olhos

Muitas vezes, a criança com algum problema visual passa o dia forçando a musculatura do olho para tentar ajustar o foco e conseguir ler e ver detalhes à distância. 

Esse esforço pode provocar sintomas, como dor de cabeça, dor nos olhos ou sensação de olhos cansados.

Se o seu filho tem qualquer um desses sintomas ou se claramente evita atividades que requerem uma boa visão, como ler, usar o computador ou jogar videogame, isso pode ser um sinal de problema nos olhos.

O Oftalmo Day é uma clínica especializada em oftalmologia, totalmente equipada para atender os pacientes em qualquer situação. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *