Email

consulta@oftalmoday.com.br

Consulta e Exames

(21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050

Tudo sobre a conjuntivite

Blog,Cuidados
conjuntivite

A conjuntivite é uma das doenças oculares mais comuns e afeta pessoas de todas as idades. Felizmente, ela é mais simples e pode ser tratada em casa mesmo.

A Oftalmo Day, clínica especializada em oftalmologia, no Rio de Janeiro, criou essa postagem para informar sobre a conjuntivite, seus tratamentos e acabar com alguns equívocos que possam haver.

O que é?

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

Causas da conjuntivite

As causas da conjuntivite, vão depender de qual o seu tipo. O clima quente e úmido costuma favorecer a propagação da conjuntivite do tipo viral, mas outros tipos da doença também podem se manifestar com alguma frequência.

Conjuntivite alérgica

Causada pelo contato com substâncias alergênicas, como pelos de animais, produtos de limpeza, mofo e pó, a conjuntivite alérgica não é contagiosa e costuma vir acompanhada de espirros, coriza e uma secreção ocular de consistência aquosa.

Conjuntivite viral

Essa é a forma mais comum da doença. A conjuntivite viral é provocada pelo adenovírus e pode vir associada a um quadro geral de febre, dor de garganta, mal estar e uma secreção nos olhos de coloração esbranquiçada em pequenas quantidades, que pode levar até 20 dias para desaparecer.

Nesse caso, a doença é transmissível e o contágio acontece principalmente por meio das secreções oculares. Caso a pessoa contaminada apresente sintomas como tosse e espirros, o vírus também pode ser transmitido através do contato com esses fluidos. No entanto, é importante ressaltar que a conjuntivite não é transmitida pelo ar.

Conjuntivite bacteriana

Existem alguns tipos de bactérias que provocam o problema e a transmissão acontece quando há contato com secreções de uma pessoa contaminada. Ainda que a conjuntivite seja um problema ocular, esse fluido pode estar na pele, e apenas um toque pode provocar a contaminação de outra pessoa.

Diferente do que acontece nos outros casos, a secreção da conjuntivite bacteriana é amarelada, purulenta e mais volumosa, demorando entre 5 a 7 dias para desaparecer.

Sintomas

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Pálpebras inchadas;
  • Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
  • Secreção;
  • Coceira.

Prevenção

  • Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;
  • Lave com freqüência o rosto e as mãos uma vez que, estas são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos patogênicos;
  • Não coce os olhos;
  • Aumente a frequência com que troca as toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
  • Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;
  • Não compartilhe esponjas, rímel, delineadores ou qualquer outro produto de beleza.

Tratamento

Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique.

A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um médico. Alguns colírios são altamente contraindicados porque podem provocar complicações graves e agravar o quadro.

Outras informações

Qual a diferença entre conjuntivite e terçol? A principal diferença entre conjuntivite e terçol é a localização da inflamação. A conjuntivite ocorre em uma membrana do olho, já o terçol acontece nas glândulas da pálpebra.

Quanto tempo demora para a conjuntivite sumir? Normalmente, o quadro dura entre 7 à 15 dias.

Existem medicamentos para tratar? Na conjuntivite bacteriana, normalmente são receitados colírios com antibióticos. Já para a viral não existem medicamentos específicos. Portanto, a recomendação é reforçar os cuidados com a higiene. Nos casos do tipo alérgico, é necessário evitar os agentes alérgenos e usar medicamentos anti-histamínicos e descongestionantes oculares.

O que fazer para evitar o contágio quando uma pessoa próxima está com conjuntivite infecciosa? É necessário evitar ao máximo ter contato pessoal com a pessoa infectada e com seus objetos. Toalhas, lençol e maquiagem, por exemplo, não devem ser compartilhados. Lave as mãos com frequência e evite coçar os olhos, pois o vírus pode ser facilmente transmitido pelas mãos.

 

A Oftalmo Day é uma clínica especializada em oftalmologia, totalmente equipada para atender pacientes em qualquer situação. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes