O que é o glaucoma ?

Sem categoria

O  glaucoma é uma doença do nervo óptico, cujas fibras são danificadas geralmente pelo aumento da pressão intra-ocular e consequentemente comprometimento da visão. Se não for tratado pode levar à cegueira. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o glaucoma é a segunda maior causa da perda total de visão no mundo, perdendo apenas para a catarata. Estima-se que 900 mil pessoas são portadoras da doença.

Tipos

O tipo mais comum é chamado de glaucoma de ângulo aberto ou glaucoma crônico simples, equivale a 80% dos casos e incide em pessoas com mais de 40 anos. No glaucoma de ângulo fechado ocorre o aumento súbito da pressão intraocular. Já o glaucoma congênito (a forma mais rara) atinge os recém-nascidos e o glaucoma secundário é consequência de doenças como diabetes, doenças inflamatórias, cataratas, entre outras.

Sintomas

Na maioria dos casos a doença é assintomática no início. A perda visual só é perceptível em fases mais avançadas do glaucoma e compromete primeiro a visão periférica. Dois sinais merecem atenção: a pressão ocular acima da média e as alterações no nervo óptico, perceptíveis com exames de fundo de olho.

No caso de glaucoma agudo é comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa. No caso do glaucoma de ângulo fechado os sintomas são dor intensa nos olhos e ao redor dos olhos, dor de cabeça, vermelhidão no olho, problemas de visão, dificuldade para enxergar no escuro, náusea e vômito, “aumento” da pupila, visão turva e embaçada, além da percepção de que existem arcos em volta das luzes e visão periférica. Se você apresentar um desses sintomas procure um oftalmologista.

São pacientes de alto risco: pessoas com mais de 35 anos, com diabetes, histórico familiar de glaucoma, hipertensão sistêmica, inflamações oculares, deslocamento de retina e tumores no olho.

Tratamento

O tratamento em seu estágio inicial é clínico, feito a base de colírios, com o objetivo de reduzir a pressão ocular. Alguns tipos de glaucoma precisam de um tratamento específico. A cirurgia a laser é considerada o último recurso.

De acordo com alerta da OMS anualmente são registrados 2,4 milhões de casos novos de glaucoma.

www.oftalmoday.com.br