Consultas e Exames: (21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Catarata: (21) 2018-2529 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050consulta@oftalmoday.com.br

Em uma consulta de rotina, muitas vezes, o oftalmologista solicita exames para embasar diagnósticos, caso detecte algo estranho. E quando se percebe um problema na retina, o paciente é encaminhado para um especialista (o retinólogo) que poderá pedir novos testes, entre eles a retinografia.  

O que é um exame Retinográfico?

A retinografia nada mais é do que um exame de imagem, que detecta alterações no fundo do olho. Ou seja, é uma fotografia da retina, coróides, vasos sanguíneos e papila óptica. Este teste é feito em um aparelho chamado retinógrafo. Os métodos para a sua realização são dois: Retinografia Colorida (simples) e Retinografia Fluorescente (ou angiofluoresceinografia).

Na modalidade simples é feita uma fotografia do fundo do olho.  Através dela, é permitida a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamentais para o acompanhamento de doenças progressivas. Já na Fluorescente, é feita uma análise da retina, da coróide e dos vasos sanguíneos, através de fotos com iluminação e filtros especiais. O exame ainda utiliza um contraste chamado fluoresceína (que permite o estudo de camadas diferentes e das estruturas do fundo do olho).

Com a retinografia também podem ser identificadas doenças, como retinopatia diabética, degeneração macular, retinopatia hipertensiva e até mesmo o glaucoma.

Para que é indicada?

Para obter diagnóstico de algumas lesões oftalmológicas que podem afetar a retina  e o nervo óptico. E também para o acompanhamento de pessoas com miopia, diabetes mellitus, hipertensão arterial, alteração da mácula, tumores oculares, doenças metabólicas e endócrinas, hematológicas, reumatológicas e hemorragias intraoculares. 

Como é feito o exame?

O exame é simples e indolor e o tempo de duração é de 20 minutos. O cliente fica sentado em frente ao aparelho que faz a fotografia, utilizando lentes de grande aumento.  Há necessidade de dilatação do olho, por isso o paciente precisa estar acompanhado. Além disso, os usuários de lente de contato devem ficar um dia sem utilizá-las antes da realização do exame. 

Reações adversas 

No caso da retinografia fluorescente o paciente pode vir a ter reação alérgica  ao contraste. Como não existe iodo na constituição do contraste, ele pode ser utilizado em pacientes com histórico de alergia ao produto. Durante o exame algumas pessoas  apresentam náuseas e vômitos. Até 24 horas após o procedimento, os pacientes ficam amarelados e com a urina mais escura. 

Se você tem alguma dúvida sobre a saúde de seus olhos, procure a Oftalmo Day – Dr. Antonio Lobo. Localizada na Tijuca, coração do Rio de Janeiro, a clínica Oftalmo Day possui os melhores recursos humanos e tecnológicos para te proporcionar o melhor atendimento. Entre em nosso site, conheça nossos serviços e marque sua consulta. 

Que tal avaliar esse post?

Clique em uma estrela para votar!

Classificação média: / 5. Total de votos:

Esse post ainda não recebeu avaliações! Que tal ser o primeiro?

atendimento 9 às 17h