Consultas e Exames: (21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Catarata: (21) 2018-2529 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050 consulta@oftalmoday.com.br

A cirurgia de catarata se tornou um procedimento indolor, moderno e seguro. Mas, para que ela tenha eficácia, é necessário que haja uma preparação. Por isso, recomenda-se que, em primeiro lugar, você procure seu oftalmologista e coloque seus exames oftalmológicos em dia. São eles que vão determinar as condições do olho para a cirurgia e planejar o implante da lente intraocular. Além de uma avaliação oftalmológica completa, incluindo medida da acuidade visual, exame de refração e biomicroscopia, são realizados os seguintes exames:

Biometria

Através de cálculos matemáticos e medidas a laser, determina-se o tamanho do olho e a correta graduação da lente a ser implantada, com o objetivo de corrigir ou induzir a um erro de refração pré-estabelecido.

Mapeamento de retina

Avalia as condições da retina para detectar a existência de outras doenças que podem estar causando problemas de visão.

Microscopia especular da córnea

Faz a contagem de células existentes na camada interna da córnea (endotélio). Nos casos em que essa contagem é muito baixa, cuidados especiais são tomados para garantir o sucesso da cirurgia.

Tonometria

Mede a pressão intraocular, determinando se existe glaucoma associado. Em alguns casos pode ser necessária a cirurgia combinada de glaucoma.

Avaliação clínica

Dependendo das condições de saúde do paciente, alguns exames podem ser solicitados como, por exemplo, exame de sangue, eletrocardiograma e avaliação por um clínico.

Que tal avaliar esse post?

Clique em uma estrela para votar!

Classificação média: / 5. Total de votos: