
A cirurgia de catarata se tornou um procedimento indolor, moderno e seguro. Mas, para que ela tenha eficácia, é necessário que haja uma preparação. Por isso, recomenda-se que, em primeiro lugar, você procure seu oftalmologista e coloque seus exames oftalmológicos em dia. São eles que vão determinar as condições do olho para a cirurgia e planejar o implante da lente intraocular. Além de uma avaliação oftalmológica completa, incluindo medida da acuidade visual, exame de refração e biomicroscopia, são realizados os seguintes exames:
Biometria
Através de cálculos matemáticos e medidas a laser, determina-se o tamanho do olho e a correta graduação da lente a ser implantada, com o objetivo de corrigir ou induzir a um erro de refração pré-estabelecido.
Mapeamento de retina
Avalia as condições da retina para detectar a existência de outras doenças que podem estar causando problemas de visão.
Microscopia especular da córnea
Faz a contagem de células existentes na camada interna da córnea (endotélio). Nos casos em que essa contagem é muito baixa, cuidados especiais são tomados para garantir o sucesso da cirurgia.
Tonometria
Mede a pressão intraocular, determinando se existe glaucoma associado. Em alguns casos pode ser necessária a cirurgia combinada de glaucoma.
Avaliação clínica
Dependendo das condições de saúde do paciente, alguns exames podem ser solicitados como, por exemplo, exame de sangue, eletrocardiograma e avaliação por um clínico.