Email

consulta@oftalmoday.com.br

Consulta e Exames

(21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050

Olhos vermelhos? Pode ser hemorragia subconjuntival.

Blog
hemorragia subconjuntival

Você acordou e percebeu uma mancha de sangue nos olhos?  Eles estão anormalmente vermelhos e continuam assim durante o dia?

Antes de se preocupar, continue lendo e conheça uma possível causa: a hemorragia subconjuntival, conhecida tecnicamente como hiposfagma. Um quadro comum e relativamente simples.

Para facilitar, a Oftalmo Day reuniu aqui informações úteis e relevantes. Tudo para que você possa ter tranquilidade e clareza na hora de agir. 

 

O que é a hemorragia subconjuntival?

A hemorragia subconjuntival é um rompimento de vaso sanguíneo que acontece entre duas partes externas do globo ocular: 

  • a conjuntiva (membrana mais fina e transparente, responsável por revestir internamente as pálpebras e a superfície branca do olho); e 
  • a esclera (que é justamente essa área branca).

Como o sangramento ocorre nesse meio, ele fica retido ali, muitas vezes formando um bolsão. 

 

Quais os sintomas da hemorragia subconjuntival?

Além dos já comentados olhos vermelhos, é normal que a pessoa sinta um certo desconforto, possivelmente uma leve pressão ou ardência, talvez até mesmo uma sensibilidade à luz. Mas sem dores fortes e nada além disso. 

O problema é externo e não compromete a visão. 

A mancha de sangue pode ter vários tamanhos e costuma ficar por uma ou duas semanas. 

 

Quais as causas da hemorragia subconjuntival?

As causas normalmente são um esforço intenso, por exemplo, por meio de tosse, espirro, vômito e até exercício físico exagerado. 

Mas também podem ser resultado de coceira ou até da fragilidade capilar, mais comum na terceira idade. 

 

O que fazer quando tenho uma mancha de sangue no olho?

O primeiro passo é sempre consultar um consultório ou um centro oftalmológico da sua confiança. 

Aqui na Oftalmo Day, temos profissionais qualificados em todas as subespecialidades dessa área da medicina, além de equipamentos de última geração para qualquer exame complementar. 

Só o médico poderá avaliar se a sua pressão ocular está normal, se a diferença da acuidade da sua visão entre a última consulta e a atual está dentro do esperado. E se o que você tem é apenas uma hemorragia subconjuntival ou algo a mais. 

É importante ficar atento se as hemorragias começarem a ser recorrentes. Neste caso, elas podem estar associadas a outras doenças, como hipertensão arterial, diabetes e até deficiência de vitamina K, entre outros fatores.

 

E se for apenas uma hemorragia subconjuntival esporádica?

Se for este o caso, fique tranquilo. 

A absorção da mancha de sangue ocorrerá de forma natural em no máximo duas semanas. Ela é inofensiva e costuma sumir sem riscos ou complicações. 

Muito possivelmente, o oftalmologista não deverá prescrever nem colírio. Mas, em alguns casos, ele poderá passar um corticoide. 

Se você estiver sentindo muito desconforto, é possível também que recomende lágrimas artificiais. 

De resto, são bem-vindos tratamentos caseiros, como compressas frias entre 5 e 10 minutos de duas a três vezes no dia. Além disso, cuidados simples, como repouso durante a semana inicial, atenção para não coçar a região dos olhos e não dormir com o peso do corpo sobre o lado afetado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes