O que é retinografia digital?

Blog,Exame
retinografia

É normal que o oftalmologista faça uma gama de exames rápidos para saber como anda a visão do paciente. E dependendo do que ele veja nesses exames do consultório, é possível que ele peça uma retinografia digital para ver melhor essa parte. Mas não precisa se assustar, esse é um procedimento simples e indolor.

A Oftalmo Day, clínica especializada em oftalmologia, no Rio de Janeiro, criou esse artigo para informar como é feito este exame e o que você pode esperar.

O que é?

A Retinografia Digital consiste em fotografias coloridas, do nervo óptico e fundo do olho.

Esse tipo de retinografia é realizado com o paciente sentado em frente ao aparelho de retinografia, que capta (com o auxílio de um técnico) as imagens do fundo dos olhos do paciente.

O procedimento é indolor e demora apenas alguns minutos, porém, para realizá-lo, é preciso dilatar a pupila do paciente. Portanto, é preciso que ele esteja acompanhado na hora do exame e, caso faça uso de lentes de contato, retire-as antes de dilatar para o exame.

Função

Sua principal função é permitir a comparação objetiva da evolução de escavação de disco óptico, que nada mais é do que o espaço central existente no nervo óptico, determinado pela ausência de fibras do nervo. O aumento da escavação pode indicar a existência de um glaucoma.

Ele também serve para mostrar doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.

Preparo

É realizado a dilatação pupilar do olho a ser examinado, com embaçamento visual de aproximadamente 6 a 8 horas de duração, podendo se estender por mais tempo.

Orientações

• Menores de 18 anos devem vir acompanhados pelo responsável legal.
  • Não há necessidade de suspender qualquer medicação e/ou colírios de uso rotineiro (exceto colírios mióticos, por exemplo pilocarpina).
  • Não precisa estar em jejum.
  • Durante o exame são tiradas fotografias do fundo do olho com a utilização de flash, o que pode causar desconforto e fotofobia.
  • O paciente não pode dirigir depois do exame.

A Oftalmo Day é uma clínica especializada em oftalmologia, totalmente equipada para atender os pacientes em qualquer situação. Acesse nosso site.