Email

consulta@oftalmoday.com.br

Consulta e Exames

(21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050

O que é Calázio?

Blog,Cuidados
Calázio: o que é?

Quando aparece uma protuberância no olho, na região da pálpebra, muitas vezes, o paciente pode ficar confuso: é um hordéolo ou um calázio?

O hordéolo ou terçol é caracterizado pela infecção de um dos folículos ciliares causando um nódulo avermelhado e doloroso na borda da pálpebra. O calázio, por sua vez, é uma reação inflamatória na pálpebra que, se não reagir ao tratamento, deve ser retirado por cirurgia.

Claro que, na presença de qualquer nódulo no olho, um oftalmologista deve ser procurado para fazer o diagnóstico adequado.

Agora que a diferença morfológica entre as duas tumefações, ou seja, entre os inchaços no olho, foi tirada, a Oftalmo Day, clínica de oftalmologia no Rio de Janeiro, explica um pouco melhor sobre o calázio nesta postagem.

 

Como o calázio se manifesta?

As glândulas sebáceas são responsáveis por criar óleos, sebos ou substâncias lipídicas responsáveis por lubrificar as regiões do corpo onde se encontram. No caso do olho, em geral, essas glândulas são aquelas que produzem as lágrimas que limpam e lubrificam a região ocular.

Quando essas glândulas ficam obstruídas por algum motivo, elas não conseguem liberar as secreções. Retidos na pálpebra, esses líquidos provocam inchaço, o que pode levar à formação do nódulo no olho, na região da pálpebra: o calázio.

Quanto mais tempo as glândulas sebáceas permanecerem obstruídas, maior a retenção de líquidos e, consequentemente, o tamanho do calázio.

 

O que causa o calázio?

A formação do calázio pode estar ligada a problemas que geram um aumento ou que influenciam na produção de secreção pelas glândulas sebáceas, como:

– conjuntivite;

– acne: espinhas e cravos, por exemplo;

– rosácea: vermelhidão e inchaço que contém pus;

– dermatite seborréica 

– blefarite, também uma inflamação da pálpebra que afeta os cílios, deixando a região avermelhada, mas sem formação de tumor.

Calázio: o que é?
Calázio: o que é?

Sintomas do calázio

Em geral, o calázio tem como sintoma o aparecimento de uma protuberância no olho, na área da pálpebra, apresentando-se como um nódulo indolor, visível ou palpável e bem definido.

Se um oftalmologista não for procurado para diagnosticar adequadamente a doença, pode haver um inchaço generalizado e doloroso em um ponto específico da pálpebra, o que pode causar edema e dor palpebral.

Se o calázio continua sem o tratamento orientado pelo oftalmologista, ele pode crescer pressionando a córnea e provocando consequências mais sérias, como o aparecimento de astigmatismo e visão borrada.

Outros sintomas são: área sensível, vermelhidão na pele da pálpebra, pele mais quente que o normal na região afetada, lacrimejamento, irritação no olho e fotofobia (sensibilidade à luz).

 

Tratamento do calázio

Se o oftalmologista diagnosticar que o inchaço é um calázio, não precisa haver preocupação. Sobretudo se ele for identificado precocemente, pois essa tumefação não é maligna.

O oftalmologista poderá receitar compressas e pomadas antibióticas para sanar o calázio. No entanto, em alguns casos será necessária a cirurgia de extração do nódulo.

 

A clínica de oftalmologia Oftalmo Day possui a estrutura e a tecnologia necessárias, além dos médicos mais especializados para tratar do calázio.  Estamos trabalhando normalmente seguindo todas as medidas preventivas contra a COVID-19, orientadas pelo Ministério da Saúde. Acesse nosso site.

2 respostas

  1. Tenho uma borbulha junto das palpebras de baixo que me dá bastante comichão e alguma dor e já aumentou de tamanho o que me aconselha …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes