O que causa a Catarata?

Blog,Catarata
catarata

“A catarata é a opacificação do cristalino que deixa a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos.”

A catarata é uma lesão ocular que prejudica a visão, pois torna opaco o cristalino do olho (lente transparente que fica atrás da íris, que servem para permitir que os raios de luz cheguem à retina para formar a imagem). A doença se desenvolve lentamente e pode afetar primeiro um dos olhos e depois o outro.

A Oftalmo Day criou esse artigo para explicar as causas, sintomas e os tratamentos mais eficazes contra a catarata. Continue para saber mais.

Causas

A principal causa da catarata é o envelhecimento, embora possa ser congênita ou adquirida. Geralmente, os casos só acometem indivíduos acima dos 50 anos, mas, por fatores genéticos, é possível que crianças já nasçam com a doença. Se as mães tiverem rubéola, sífilis ou toxoplasmose durante os primeiros 3 meses de gestação, também pode causar a doença no recém-nascido.

A diabetes, o uso de colírios sem indicação médica, principalmente os que contém corticoides, inflamações, excesso de radiação, traumas ou batidas fortes nos olhos também podem causar a catarata.

Sintomas

A pessoa acometida da catarata começa a ter dificuldade de enxergar, pois os raios de luz não conseguem atingir a retina, onde se encontram os receptores fotossensíveis.

Inicialmente, a pessoa começa a enxergar de forma embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o tempo, a doença pode avançar, dificultando ainda mais a enxergar, podendo levar até à cegueira.

Visão dupla, sensibilidade à luz e imagens distorcidas também são uns dos sintomas da catarata, além de começar a ter dificuldades de fazer coisas que fazia cotidianamente.

Tratamento

A única forma de tratamento para a catarata é fazendo a cirurgia, que utiliza uma lente artificial para substituir o cristalino danificado, recuperando novamente a visão. Também é possível utilizar lentes que já corrijam os problemas de miopia e até mesmo de hipermetropia.

O cristalino pode ser retirado totalmente ou com a técnica de facoemulsificação, que tritura e aspira o cristalino, exigindo um corte menor e sem suturas.

A catarata, assim como qualquer cirurgia, precisa de cuidados pós-operatórios.

Aqui, na Oftalmo Day, somos um centro de referência em oftalmologia na Tijuca, que oferece os melhores recursos tecnológicos e humanos para tratamentos do paciente e para apoio dos colegas oftalmologistas do Rio de Janeiro.

Temos profissionais qualificados, equipamentos de última geração e um centro cirúrgico com a mais moderna tecnologia.

Venha nos conhecer! Agende sua visita hoje mesmo!

9 respostas