Faixa de idade da catarata

Catarata

1 – A catarata só existe nos idosos?

Não. Alguns bebês nascem com catarata (as ditas cataratas congênitas), devido a doenças contraídas pela mãe durante a gestação ou doenças contraídas nos primeiros anos de vida.

2 – Quais as doenças mais comuns durante a gestação que podem levar à catarata?

Rubéola, toxoplasmose, citomegalovirus, entre outras.

3 – Em que faixa de idade é comum surgir a catarata?

Em torno da sexta década, porém é encontrada também em outras faixas mais jovens devido a algumas patologias como o diabete, uveítes, traumas e outras causas.

4 – Existe tratamento a base de colírios que resolva a catarata, evitando assim a cirurgia?

Não.

A maturidade da Catarata

1 – É preciso deixar a catarata ficar “bem madura”, ou seja, o indivíduo ficar praticamente sem enxergar para então submetê-lo à cirurgia?

Antigamente procedia-se desta maneira, pois os métodos cirúrgicos antigos exigiam uma catarata mais consistente.

2 – Isto quer dizer que, com os métodos modernos de hoje, este conceito de catarata madura atrapalha mais do que ajuda?

Exatamente. Com processos mais modernos de cirurgia de catarata, como a FACOEMULSIFICAÇÃO, É DESEJÁVEL QUE TRABALHEMOS COM CATARATAS MENOS MADURAS DO QUE TRABALHÁVAMOS ANTIGAMENTE.

Site