Email

consulta@oftalmoday.com.br

Consulta e Exames

(21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050

Como evitar alergias e infecções nos olhos?

Blog,Cuidados

 

Desde que a Covid-19 apareceu, é mais comum que a gente lave as mãos com frequência, o que, além de prevenir a contaminação pelo vírus, ajuda a evitar alergias e infecções oculares.

Mas, infelizmente, outros hábitos que acabam colaborando para desencadear quadros alérgicos e inflamatórios na vista permanecem sendo praticados. E muitas vezes por pura falta de conhecimento.

Você sabia, por exemplo, que não se deve passar água boricada nos olhos? E da importância de limpar cílios e pálpebras?

Para diminuir a incidência de problemas numa região tão sensível, a Oftalmo Day reuniu neste artigo 10 dicas importantes e simples de serem seguidas no dia a dia. Continue lendo para conhecer. E compartilhe com os amigos.

 

10 dicas para prevenir alergias e infecções oculares.

Cuidado com tudo que acumula poeira.

Os ácaros, que são agentes que provocam alergias, vivem na poeira. Prefira travesseiros e capas de colchão anti-ácaros, mantenha cortinas, cobertores e lençóis bem lavados (de preferência deixe que sequem ao sol), não deixe seus filhos dormirem agarrados com ursos e pelúcia, animais com pelos longos ou bonecos de pano.

Mantenha os ambientes claros e arejados.

Além dos ácaros, tem o mofo – um aglomerado de vários tipos de fungos que costumam desencadear alergias oftalmológicas e irritações locais. Como se multiplicam em locais úmidos e escuros, a dica é manter os ambientes claros, de preferência com muita luz do sol, e arejados.

Coceira como causa e consequência da alergia.

Coçar os olhos pode causar alergia, além de irritar e machucar a vista. Por ironia, a alergia ocular também deixa a região coçando. Em outras palavras: nunca ceda à coceira. E, quando suas mãos não estiverem 100% limpas, nem encoste nos olhos.

Atenção às maquiagens vencidas ou não removidas adequadamente.

A maquiagem nos olhos merece atenção especial. Se ela não for removida com demaquilante próprio para a região, pode obstruir as glândulas da margem da pálpebra, gerar inflamação, irritação da conjuntiva e da córnea e, consequentemente, aumentar o risco do surgimento de alergias e de infecções locais.

A validade é outro ponto importante, especialmente nessa área tão delicada. Nunca use produtos vencidos e dê preferência aos que têm mais qualidade e são hipoalergênicos.

Cílios e pálpebras também pedem higiene especial.

Pouca gente sabe, mas a falta de uma higiene adequada nos cílios e nas pálpebras pode gerar oleosidade em excesso e acúmulo de gordura na região. Como consequência, a pessoa corre o risco de ter: olho seco evaporativo, terçol e/ou muitas bactérias por ali.

Para evitar isso, use soluções específicas ou shampoo neutro diluído em água morna para limpá-los.

Nada de água boricada na vista.

É muito comum ver alguém usando água boricada para limpar os olhos ou amenizar qualquer incômodo ali, Mas isso é um erro. O ácido bórico que entra na sua composição pode desencadear alergias e ainda piorar um quadro de inflamação.

Soro fisiológico, só com recomendação médica.

É outro costume: no caso de coceira, por exemplo, muita gente corre para o soro fisiológico, achando que é inofensivo. Mas ele é feito com sal e isso pode irritar ainda mais um olho inflamado. O mais indicado é sempre contar com a orientação médica. E é mais provável que ele prescreva colírios lubrificantes ou água mineral ou filtrada para isso.

No caso de lentes de contato, siga as orientações do fabricante.

Se você usa lentes de contato deve seguir à risca as recomendações de higienização do fabricante, inclusive na limpeza do estojo onde elas ficam acomodadas.

Caso contrário, elas podem provocar doenças sérias na vista, como ceratite, além de transportar partículas causadoras de alergias e irritações.

Não compartilhe objetos usados na vista ou próximos dela.

Tenha cuidado com a transmissão de conjuntivites virais e bacterianas. Não compartilhe qualquer objeto usado na vista ou próximo dela. Isso inclui toalhas de rosto, maquiagens, colírios, óculos de sol etc..

Mesmo colírios não devem ser usados indiscriminadamente.

Os olhos são muito sensíveis. Mesmo um colírio não deve ser usado sem a recomendação de um oftalmologista.

Ele pode causar complicações que vão desde uma conjuntivite química até a catarata.

E lembre-se: caso comece a sentir qualquer desconforto ocular, procure a Oftalmo Day, um centro de referência aqui no Rio com os melhores recursos tecnológicos e humanos para a saúde da sua vista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes