Consultas e Exames: (21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Catarata: (21) 2018-2529 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050 consulta@oftalmoday.com.br

A primavera chegou e com ela a nossa vontade de voltar a ir à praia e à piscina. Mas, para aproveitar os dias de sol com saúde, é preciso tomar alguns cuidados com seus olhos. Isso porque a exposição prolongada dos olhos ao sol pode causar doenças sérias, como catarata e câncer de pele nas pálpebras, além de lesão na retina. Já o cloro presente na água da piscina pode causar conjuntivite química e também reação alérgica, gerando forte irritação e vermelhidão. 

Uma boa alternativa para amenizar os efeitos da alergia causada pelo cloro ou pelo sal da água do mar é usar colírio lubrificante, mais conhecido como “lágrimas artificiais”. Ao sentir algum incômodo, lave o rosto ao sair da piscina ou do mar e faça compressas com água filtrada gelada ou com soro fisiológico sem conservante. Isso alivia os sintomas.

Também tome cuidado na hora de passar o filtro solar. As pálpebras devem ser protegidas, mas é preciso tomar cuidado para que o produto não escorra para dentro dos olhos. Caso escorra, lave bem a região. Vale lembrar que essas dicas são paliativas, mas que, havendo qualquer reação causada pelo cloro, pela água salgada do mar ou ainda por protetores solares, é importante que você procure um oftalmologista para que não haja complicações. Proteja seus olhos!