Catarata: quais os sintomas? É possível prevenir?

Quais os sintomas da catarata

Conhecer os sintomas e as formas de prevenção de uma doença são duas maneiras úteis de evitar a instalação ou possíveis complicações de qualquer quadro.

Foi por isso que a Oftalmo Day resolveu escrever esse artigo.

No caso, para que você saiba como se proteger da catarata ou de um agravamento dela.

Até porque, quanto mais cedo ela é identificada e tratada, menores as chances de que evolua. E que possa levar à cegueira, por exemplo.

Continue aqui com a gente e saiba:

• O que é catarata
  • Quais os sintomas da catarata
  • Como prevenir o surgimento da catarata
  • O que fazer em caso de catarata
  • Onde tratar sua catarata com qualidade, mesmo sem plano de saúde

O que é catarata

É mais fácil explicar o que é catarata e como ela ocorre, falando primeiro do ponto onde ela começa: o cristalino (uma lente que fica por trás da íris).

Em condições normais, o cristalino é transparente e permite que os raios de sol passem por ele e cheguem à retina, para que a imagem seja formada com clareza.

Na catarata, ele é atingido e torna-se opaco. O que interfere nesse processo e compromete a visão.

Quais os sintomas da catarata?

Até pela explicação acima, o primeiro sintoma – e mais óbvio – é a visão turva.

Nos estágios iniciais, o paciente pode ter a impressão de que são as lentes dos seus óculos que estão embaçadas. Outra descrição comum é a sensação de enxergar como se tivesse uma névoa nos olhos.

De forma lenta, porém, o quadro vai evoluindo e a nitidez vai ficando cada vez menor. Quer dizer, com o agravamento, a pessoa passa a ver apenas vultos ou pode chegar a ficar cega.

Existem também outros sinais, que podem ajudá-lo a suspeitar da doença, como:

• menor sensibilidade às cores (que parecem desbotadas) e ao contraste
  • visão dupla num olho (diplopia monocular)
  • aumento da sensibilidade à luz (fotofobia)
  • formação de imagens distorcidas
  • alteração mais frequente dos erros refrativos (diminuindo os intervalos entre as trocas de óculos)
  • redução da visão noturna

Por conta dessas anomalias, são comuns também:

• dificuldades em tarefas rotineiras, como dirigir, ler e até andar ou manter alguns hobbies
  • quedas
  • estresse, ansiedade e outros problemas emocionais

Como prevenir o surgimento da catarata

A causa mais comum da catarata é a idade avançada. Com o passar dos anos, o nosso cristalino vai naturalmente ganhando opacidade por conta de alterações bioquímicas.

Também existem casos de crianças que nascem com o problema, mas são bem raros, e algumas propensões genéticas.

Tirando essas situações, existem alguns cuidados que você pode tomar para evitar ou adiar o surgimento da catarata. Veja quais são:

• leve uma vida saudável, sem fumos ou excesso de bebidas
  • se tem diabetes, faça o acompanhamento com seu médico para mantê-lo sob controle
  • nunca use colírios sem indicação médica ou por um período maior do que o recomendado, principalmente os que têm corticoides
  • proteja seus olhos do excesso de sol, por meio de óculos escuros de qualidade, que filtrem 100% dos raios ultravioletas
  • visite o seu oftalmologista com frequência, principalmente se você:

a) tem outros fatores de risco para a catarata, como: alto grau de miopia, uveíte, glaucoma e descolamento de retina

b) usa medicamentos para pressão alta, alguns tipos de antibióticos, remédios para acne ou antidepressivos

c) levou soco ou batida perto dos olhos

d) percebeu alguns dos sintomas que listamos acima

O que fazer em caso de catarata

E, se você foi ao médico e recebeu o diagnóstico de catarata? O que fazer?

Muito provavelmente ele recomendará uma cirurgia.

Mas fique tranquilo: ela é relativamente simples, prática, feita, inclusive com anestesia local. E tem como intenção remover o cristalino danificado para colocar, em seu lugar, uma lente artificial com a transparência necessária.

Os resultados costumam ser excelentes e, dependendo do seu caso, é possível aproveitar para corrigir junto erros refrativos, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e até presbiopia.

Onde tratar sua catarata com qualidade, mesmo sem plano de saúde

A Oftalmo Day é uma das pioneiras no tratamento da catarata pelo método da facoemulsificação. Além disso, oferecemos a você uma completa infraestrutura. E nossa equipe de oftalmologistas estão à disposição para atendê-lo em todas as etapas necessárias.

Isso inclui:

• exames para diagnóstico da catarata
  • exames pré-operatórios
  • orientação para a escolha da lente intraocular
  • execução da cirurgia
  • acompanhamento pós-cirúrgico

E se você não tem plano de saúde, pode contar com nosso Projeto Cirurgia Acessível, que funciona em parceria com médicos especializados nas mais modernas técnicas. Entre em contato e saiba mais.