Astigmatismo: o que é, quais os sintomas, as causas e os tratamentos

Blog

É normal que surjam várias dúvidas sobre astigmatismo. Principalmente em relação aos sintomas e tratamentos.

Para que você tenha uma visão muito clara sobre tudo que envolve esse assunto, a Oftalmo Day preparou este artigo.

Continue com a gente e saiba:

• O que é astigmatismo
  • Quais os sintomas do astigmatismo
  • Quais as causas do astigmatismo
  • Como prevenir o astigmatismo
  • Quais as formas de tratar o astigmatismo
  • Onde diagnosticar e tratar o seu astigmatismo

O que é astigmatismo

Como já comentamos num comparativo com a miopia, oastigmatismo é um erro refrativo que distorce a luz que entra nos olhos.

Isso leva à formação de múltiplos pontos focais com eixos diferenciados, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina.

Para ficar mais simples: o feixe de luz não chega num único ponto, mas se espalha, formando um borrão no fundo do olho.

Por esse motivo, tanto de perto quanto de longe,o paciente enxerga os objetos de forma distorcida, desfocada, embaçada. É possível que ele veja até duplicidades.

Trata-se de um problema relativamente comum. E que atinge pessoas de qualquer idade.

Quais os sintomas do astigmatismo

Além do que antecipamos acima – sobre a dificuldade de enxergarcom nitidezos objetos de longe ou de perto –, o astigmatismo costuma provocar desconfortos, como:

• dor de cabeça
  • vista cansada
  • coceira local

Quais as causas do astigmatismo

A causa é basicamente um problema na curvatura da córnea (aquela estrutura transparente que recobre nossos olhos).

O normal é que ela seja esférica. Mas, nas pessoas com astigmatismo, ela é ovalada (astigmatismo regular) ou muito desigual (astigmatismo irregular).

Num caso ou no outro, essa diferença faz com que a luz que chega acabe se desviando para múltiplos pontos da retina, provocando os comprometimentos na visão.

Como prevenir o astigmatismo

Nem sempre é possível prevenir. Muitas vezes o problema está ligado ao histórico familiar.

Mas outra razão frequente – e que pode ser combatida – é o hábito de coçar o olho. Especialmente se a pessoa faz isso com força.

Essa pressão pode afetar o formato da córnea e provocar o astigmatismo.

Quais as formas de tratar o astigmatismo

Os tratamentos disponíveis são uso de óculos ou lentes. E, dependendo do grau de alteração na curvatura da córnea, é possível resolver o problema com cirurgia a laser.

Mal comparando, é como se a córnea fosse uma lata amassada. Se a deformação é pequena, ela pode ser revertida.

Acompanhe cada solução:

• Óculos de grau

Forma de correção mais tradicional, os óculos devem ter lentes cilíndricas com diferentes espessuras na superfície. Isso ajuda a compensar o formato da córnea.

• Lentes de contato

Outra maneira de contornar o quadro é com lentes de contato. No caso, elas podem ser:

lentesde contato rígidas – menos confortáveis, mas com menos risco contaminação em relação às gelatinosas, essa primeira opção é especialmente indicada para quem tem um grau maior de astigmatismo (acima de 4)

lentesde contato gelatinosas tóricas – ganham em conforto, perdem em risco de infecção, mas, de qualquer forma, devem ser usadas apenas por pacientes com graus menores

• Cirurgias

As cirurgias refrativas para astigmatismo são a laser e podem ser feitas apenas quando o paciente tem mais de 20 anos e grau estabilizado.

Existem várias técnicas possíveis, como o PRK, o Lasik e o Smile. Elas buscam corrigir o problema remodelando a córnea ou implantando uma lente intraocular.

Onde diagnosticar e tratar o seu astigmatismo

Para fazer um diagnóstico preciso de astigmatismo, receber prescrição do melhor tratamento para o seu caso e já ter acesso à solução, você pode contar com a Oftalmo Day.

Centro de referência em oftalmologia na Tijuca, possuímos os melhores recursos tecnológicos e humanos, centro cirúrgico moderno, com equipamentos de altíssima qualidade.

E para tornar tudo isso acessível, aceitamos diversos convênios, além de oferecer condições facilitadas para quem não tem plano.

Entre em contato.