A Importância do Check-up Oftalmológico

Sem categoria
exame

Fazer um check-up oftalmológico é tão importante quanto fazer uma revisão geral. Ele é capaz de identificar várias outras doenças no corpo, além das oculares, e para prevenir o agravamento de doenças que já tenham sido diagnosticadas.

O check-up ocular nada mais é do que a realização de exames e avaliações clínicas, que permitem analisar as condições dos olhos do paciente. Para entender um pouco mais, acompanhe o texto que nós preparamos para você.

O que é feito no check-up?

Assim como, quando o paciente vai ao clínico geral e o médico solicita exames laboratoriais para identificar fatores como, colesterol, glicose e triglicérides, o check-up ocular também utiliza desses exames para avaliar a saúde dos olhos.

Os procedimentos variam de acordo com a idade do paciente e seus antecedentes. Normalmente os exames mais comuns são:

• Fundo de Olho – exame para analisar o sistema circulatório ocular, podendo indicar também uma série de problemas de saúde como diabetes, hipertensão e até tumores;
  • Refração – exame para avaliar a saúde ocular e conseguir identificar problemas como miopia;
  • Tonometria – exame para identificar a pressão interna dos olhos, utilizado também para diagnosticar o glaucoma;

Por que fazer um check-up oftalmológico?

Quanto antes um problema for identificado, maiores são as chances de tratamento e cura. Isso vale, não somente para a oftalmologia, mas para todas as outras especialidades médicas, já que prevenir é melhor que remediar.

Algumas doenças oculares, como o glaucoma, só manifestam sintomas quando já estão em estágio avançado. Com o check-up, já é possível identificar quando a doença está iniciando, antes mesmo de começarem os sintomas.

Além disso, através dos olhos também pode-se analisar a saúde do corpo inteiro. O check-up pode apontar a presença de doenças como colesterol alto, diabetes, pressão alta, desequilíbrio hormonal e tumores.

A visita ao oftalmologista ajuda a identificar a necessidade de utilizar óculos ou lentes de contato, pois algumas dificuldades de enxergar não são percebidas logo de imediato por algumas pessoas, já que os graus vão mudando lentamente.

Quando realizar a visita ao oftalmologista?

Alguns cuidados com a saúde iniciam já na maternidade e deveriam seguir para o resto da vida, mas não é sempre assim. Listamos alguns problemas comuns em cada fase da vida e os intervalos indicados para cada consulta:

• Na Infância

A primeira avaliação ocular é feita logo após o nascimento do bebê, com o teste do olhinho, servindo para identificar problemas como catarata e glaucoma congênitos.

Antes de completar um ano, é indicado um check-up para a verificação de estrabismo ou a necessidade do uso de óculos. Os resultados estando normais, o indicado é manter as visitas ao médico anualmente.

• Da adolescência à fase adulta

Os problemas mais comuns entre os jovens e adolescentes são o astigmatismo, a hipermetropia e a miopia, além de alguns problemas que podem surgir pelos hábitos de coçar os olhos com as mãos sujas ou o uso de aparelhos eletrônicos.

A recomendação é de ir ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

• A partir dos 40 anos

Como nessa fase alguns problemas como glaucoma, catarata e a degeneração macular podem surgir, a visita ao oftalmologista pode precisar ser mais frequente, sendo indicada a cada seis meses, também para pacientes com hipertensão e diabetes.

Onde realizar o check-up?

A Oftalmo Day – Dr Antônio Lobo é um centro de referência em oftalmologia na Tijuca, que oferece os melhores recursos tecnológicos e humanos para tratamento do paciente e para apoio dos colegas oftalmologistas do Rio de Janeiro.

Temos um centro cirúrgico com a mais moderna tecnologia em cirurgias oftalmológicas (aberto a todos os cirurgiões do RJ), profissionais qualificados nas diversas subespecialidades da oftalmologia e equipamentos de última geração para realização de exames complementares oftalmológicos.