Em março deste ano foi sancionada a lei 14.126/21, que coloca a visão monocular na categoria de deficiência.
Isso garante a quem tem essa limitação visual novos direitos ligados desde a reserva de vagas em concursos públicos e a aposentadoria por invalidez até a isenção tributária para a compra de automóveis e o acesso gratuito a medicamentos e próteses, por meio do Sistema Único de Saúde, SUS.
Continue lendo e veja tudo que a Oftalmo Day reuniu sobre o tema para que você, que suspeita ou tem certeza de que é portador desse problema, saiba o que fazer.
Primeiro: o que é visão monocular?
O nome já diz do que se trata. Visão monocular é quando só um olho funciona bem.
Pela definição da Organização Mundial de Saúde, OMS, para ser enquadrada neste caso, a pessoa deve ter um olho normal e o outro com cegueira ou visão pobre – igual ou inferior a 20%.
Quais os prejuízos no dia a dia de quem tem visão monocular?
Esse desequilíbrio acaba trazendo consequências como: diminuição do campo de visão e estereopsia, que é a perda da capacidade de perceber distância e profundidade.
No dia a dia, isso compromete tarefas simples, como: a prática de esportes, a direção de automóveis e a descida de escadas, por exemplo.
Profissionalmente também prejudica e torna impeditivas atividades, como as de motoristas, pilotos de avião e cirurgiões, para citar alguns casos.
Quais as causas da visão monocular?
As causas são bem variadas. Podem ser, por exemplo:
- Glaucoma;
- Traumas oculares;
- Acidentes;
- Doenças congênitas, como toxoplasmose;
- Doenças e infecções na córnea;
- Tumores etc..
O que fazer em caso de suspeita de visão monocular?
A nova lei também define que o Poder Executivo deve ter instrumentos para avaliar o nível da deficiência.
Mas o primeiro passo é confirmar que você se enquadra neste caso.
Comece agendando uma consulta com seu oftalmologista. Ele deverá fazer exames, como o de Teste de Estereopsia, por exemplo. Um procedimento bem simples, rápido e indolor.
Se confirmado, você deve enviar – pela internet mesmo – os documentos do seu médico para o INSS. Lá o seu caso será analisado e você será chamado para uma perícia médica e uma avaliação social.
Quando precisar, você sabe que pode contar com a estrutura da Oftalmo Day. Temos especialistas nas várias subespecialidades da medicina do olho. E equipamentos de última geração para exames e diagnósticos precisos.