Vantagens da Facoemulsificação

Rate this post

1- Porque a FACOEMULSIFICAÇÃO é conhecida hoje como a melhor técnica para operar uma catarata e que benefícios ela traz em relação às técnicas hoje chamadas de convencionais?

Recuperação visual mais precoce, maior segurança durante o ato operatório, menor quantidade de pontos de sutura, menor astigmatismo pós operatório. Possibilidade da anestesia ser feita com colírio anestésico, em alguns casos especiais.

2 – Porque oferece maior segurança durante o ato operatório?

Exatamente porque se trabalha com o olho praticamente fechado, já que na técnica convencional trabalhamos com uma incisão praticamente três vezes maior.

3 – Porque resulta em menor astigmatismo pós-operatório e qual a importância disso?

Talvez o baixo astigmatismo seja uma das principais vantagens desta técnica, No dia a dia do consultório observamos pacientes extremamente bem operados pela técnica convencional, porém em alguns casos insatisfeitos com a visão final por causa de um astigmatismo desconfortável, A razão para o baixo astigmatismo está relacionado com o menor número de pontos, que em alguns casos podem até não ser necessários.

4 – Como os pontos de uma sutura podem ter influência sobre a origem do astigmatismo?

Imagine você, um lençol bem esticado, cobrindo a sua cama, Faça um corte com gilete bem em seu centro, Agora pegue agulha e linha e dê alguns pontos para aproximar os bordos deste lençol bem esticado, Você notará alguns franzidos na direção de cada ponto, tantos mais franzidos quanto maior for o número de pontos, e no caso do olho, o astigmatismo pode ser tanto maior conforme você for aumentando a sutura.

5 – Na presença de astigmatismo pós-operatório, não seria o caso de se resolver o problema simplesmente receitando o uso de óculos?

Em alguns casos, sim, porém em outros o astigmatismo é de tal grandeza que mesmo com a correção por óculos do olho operado, não conseguimos juntar bem as imagens dos dois olhos, Desta forma ao invés de fusão das imagens, teremos, confusão. Além disso, este tão molesto astigmatismo, nas cirurgias convencionais, evolui significativamente no primeiro ano de cirurgia, o que tem muito menos chance de acontecer quando o método foi a FACOEMULSIFICAÇÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA