O Dia Nacional do Combate ao Fumo é 29 de agosto. O Dia Mundial sem Tabaco é 31 de maio. Mas, já que 31 de dezembro é informalmente o dia internacional das resoluções de ano novo, a Oftalmo Day decidiu fechar 2021 com essa sugestão. Que tal colocar o fim do vício do cigarro como prioridade para 2022?
Para reforçar isso, a gente preparou este artigo, lembrando os perigos do tabagismo para a visão. Continue lendo e inspire-se para seguir firme nesse propósito.
O cigarro e sua ligação com as doenças oculares.
Todo mundo relaciona rapidamente os prejuízos do cigarro a problemas respiratórios, cardíacos e alguns tipos de câncer. E é verdade. Tanto que esse vício é considerado até pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o principal motivo de morte evitável do planeta.
O que pouca gente sabe é que fumantes ativos e mesmo os que pararam, mas tiveram por um longo tempo com essa rotina, correm mais riscos de desenvolver problemas oculares. E alguns bem sérios.
Isso é facilmente explicável. O fumo faz com que você inale uma série de substâncias nocivas, como a nicotina. Como o nosso organismo não consegue metabolizá-las, elas vão pela corrente sanguínea para nossas células, incluindo, obviamente, as da região dos olhos.
Que doenças oculares são desencadeadas pelo vício do cigarro?
Veja abaixo como o cigarro pode colaborar para a instalação de uma doença ocular.
Antecipando um quadro de catarata.
Ao serem inaladas, as substâncias comentadas acima podem alterar o metabolismo do cristalino, acelerando a sua opacificação.
Potencializando os riscos do glaucoma.
O vício do cigarro obstrui as veias e os vasos sanguíneos, provocando o aumento da pressão intraocular, uma das causas do glaucoma.
Favorecendo a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Agredindo a retina, o tabaco favorece um processo de degeneração da mácula (região central da retina), provocando a DMRI. O quadro é caracterizado por problemas de visão, que começam com dificuldades de definição de formas, cores e rostos, além de atrapalhar a leitura.
Agravando a síndrome do olho seco e as alergias.
Outros problemas que o fumo acaba agravando são as alergias e a síndrome do olho seco. Este último mais ainda se, além de fumar, a pessoa usa lente de contato.
Oftalmo Day – estamos aqui, sempre que você precisar.
Aqui na Oftalmo Day, nós sabemos que não é tão fácil abandonar o cigarro. Mas existem vários tratamentos disponíveis para isso. Vale a pena pesquisar alguns.
E a gente acredita que, aumentando a consciência em relação aos males que esse vício causa, é mais fácil se encher de ânimo e se livrar do problema.
Enquanto isso, se você é fumante, não se esqueça de agendar mais visitas ao seu oftalmologista para acompanhar a qualidade da sua visão. Nosso espaço está sempre aberto e disponível para você.