O uso de óculos é necessário para quem sofre de miopia, astigmatismo, entre outras condições que impedem a nitidez na visão. Para muitas pessoas, utilizar óculos pode causar incômodo tanto sensorial, quanto estético. Quando isso ocorre, a alternativa é justamente utilizar lentes de contato.
Ainda que o uso de lentes torne o visual mais polido e com maior discrição, se não utilizado de forma correta, os danos ligados à visão serão inúmeros. Confira neste blog a diferença entre o uso de óculos e as lentes de contato, e decida qual dessas opções é mais segura às suas necessidades, quando lhe for prescrito corretores de visão.
Surgimento das lentes de contato:
Leonardo Da Vinci, em uma de suas descobertas, percebeu que era possível através do uso de água em um vidro, corrigir o erro na refração. Mas só em 1880, o cientista Sir John Herschel aproveitou a ideia de Da Vinci e fabricou a primeira lente de contato bem-sucedida. Nessa ocasião, ainda que a proposta fosse interessante, o resultado não trazia conforto se comparado com os óculos, já que as lentes eram grossas e pesadas, e sensorialmente incômodas.
Com o passar dos anos, o material das lentes mudou. Na década de 30, o vidro foi substituído pelo plástico, visando proporcionar um formato mais confortável aos olhos. Em 1971, as lentes gelatinosas foram aprovadas pelo órgão regulamentador dos Estados Unidos, o FDA (Food and drugs administration), para adentrarem ao mercado. A introdução dessas lentes proporcionou grande avanço tecnológico nas produções e ofereceu ao público mais conforto, com espessuras menores, mais maleáveis e anatômicas.
Diferenciais entre os óculos e as lentes:
Tanto os óculos, quanto as lentes, possuem vantagens e desvantagens. Iremos listar abaixo os principais diferenciais entre os óculos e as lentes de contato:
Durabilidade: O material dos óculos, quando bem cuidados e ajustados à necessidade ocular dos clientes, tem a durabilidade de anos. Já as lentes têm durabilidade variada, sendo o maior tempo de durabilidade um ano, e as de menor tempo, as semanais e as mensais.
Higienização: Os cuidados com a higiene das lentes precisam ser maiores. Qualquer descuido com o local de armazenamento ou no manuseio pode gerar contaminação, e em casos graves comprometer a visão, levando à cegueira. Água e sabão precisam ser utilizados para lavar as mãos antes do manuseio, mas são proibidos para a limpeza de lentes de contato. A prioridade é higienizar utilizando uma solução de limpeza específica.
No caso dos óculos, a necessidade de cautela para higienização é menor, já que a limpeza consegue ser realizada apenas com água e sabão ou um lenço.
Estética: Muitas pessoas optam pelo uso de lentes de contato para manter o visual mais minimalista em comparação com os óculos, uma vez que a lente permite uma adequação da visão de maneira mais discreta, favorecendo a versatilidade no dia a dia.
No caso dos óculos, para as pessoas que são mais rígidas em relação à sua aparência, as possibilidades de combinações dos óculos com as roupas e acessórios é reduzida. Existe a possibilidade de utilizar inúmeras armações, mas para isso é preciso ter inúmeros óculos, o que pode ser financeiramente desvantajoso.
Para míopes, qual é a melhor opção?
A miopia é uma condição caracterizada pelo erro na refração, em que os raios luminosos formam o foco antes da retina. A principal indicação é utilizar óculos ou lentes de contato, para tornar a visão melhor. Geralmente, para os míopes, a lente proporciona uma percepção na qualidade da visão superior aos óculos, aumentando a nitidez, mas não significa que utilizar óculos é ruim para quem possui miopia, pois a sensação de conforto na visão independe do uso dos óculos ou lentes, e a escolha do que é melhor fica a critério do médico junto ao paciente.
E as demais condições?
Para os pacientes que possuem astigmatismo, hipermetropia, entre outros quadros, utilizar lentes ou óculos não faz a menor diferença no quesito da visão, e a escolha parte do conforto de cada um. Usualmente, as lentes são as preferidas por quem pratica atividade física, já que os óculos podem correr o risco de quebrar ou cair, ou serem esquecidos.
Há também os que não abrem mão de utilizar óculos, pois se sentem mais seguros quanto aos riscos que o uso de lente pode gerar na visão, uma vez que as precauções para quem utiliza lente são inúmeras, como: evitar exposição às altas temperaturas; não frequentar piscinas e praias utilizando as lentes; dormir com elas, entre outras circunstâncias que acarretam sérios danos à saúde ocular.
A escolha certa precisa do direcionamento do médico:
Para escolher entre os óculos e a lente é imprescindível a consulta e acompanhamento do oftalmologista, que irá analisar qual é a melhor opção para o paciente, de acordo com as suas possibilidades e a condição de sua visão.
Aqui na Oftalmo Day, você conta com a assistência dos oftalmologistas para avaliar e acompanhar todos os processos ligados aos aparatos de correção da visão. Portanto, se você percebe que algo não vai bem na visão, marque uma consulta, e caso haja a necessidade de utilizar óculos ou lente, aqui será o lugar ideal para te auxiliar nessa decisão.