Email

consulta@oftalmoday.com.br

Consulta e Exames

(21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050

O que faz minha pálpebra tremer?

Sem categoria

Após um dia cansado de trabalho, com muito uso dos olhos, de muita leitura e atividades à frente do computador, por exemplo, você relaxa o corpo e sente sua pálpebra tremer rapidamente. Isso já aconteceu com você? Se já, não se preocupe, esta é uma reação normal. Mas também pode indicar que seu organismo está pedindo uma mudança de hábito.

Acompanhe esta publicação da Oftalmo Day, clínica formada por oftalmologistas especializados no Rio de Janeiro, para saber um pouco mais sobre o assunto.

 

Qual a função das pálpebras nos olhos?

As pálpebras são as dobras dos olhos, compostas por músculo, pele e glândulas que exercem, basicamente, dupla função: proteção e umidificação. Elas são responsáveis pelos movimentos de abrir e fechar dos olhos, possuindo uma fileira de cílios.

Elas se movimentam voluntariamente no caso de algum impacto no rosto ou para protegê-los de poeira, vento ou fumaça intensa que podem vir em direção à face ou mesmo de luz intensa.

Ao se fecharam involuntariamente, quando piscam-se os olhos, as pálpebras arrastam resíduos para fora do órgão da visão. Ao abrirem, elas umidificam a superfície ocular. Quando se fecham voluntariamente sob pressão de algum impacto, elas criam uma barreira mecânica que evita lesões nos olhos.

 

Causas do tremor das pálpebras

Quando as pálpebras tremem involuntária e rapidamente, podem estar estimulando a circulação sanguínea na região dos olhos.

Esse espasmo incontrolável que dura alguns segundos é conhecido como mioquimia e pode se dar pelo desgaste muscular por esforços repetitivos, por exercícios pesados e até mesmo pelo desequilíbrio na quantidade de eletrólitos (como cálcio, fósforo e potássio) no organismo.

As pálpebras tremem por algumas causas mais frequentes e, quando isto ocorre uma vez ou outra, é uma reação normal dos olhos. Abaixo, você pode conferir algumas delas.

 

Estresse

Adrenalina e cortisol, hormônios responsáveis pelo estresse, quando liberados, provocam a contração da musculatura corporal, inclusive a pálpebra, porque é composta de músculos.

 

Desidratação

A ingestão de líquido é essencial para o correto funcionamento de cada parte do organismo, já que 75% do corpo humano é formado de água. Os olhos também são afetados pelo baixo consumo de água podendo perder força, inclusive muscular, o que leva a pálpebra a tremer.

Cansaço

Caso sobrecarregado, o corpo dá sinais. Ou por não ter o descanso adequado, como poucas horas de sono, ou por fadiga muscular, por excesso de exercícios físicos em academias, por exemplo, os músculos dos olhos podem reagir. Mais uma causa para a mioquimia, ou seja, para o espasmo nos olhos.

 

Reações alérgicas também podem desencadear essa reação nos olhos pela produção de histamina. A histamina é um mediador do sistema imunológico, responsável pelos quadros de irritação alérgica. Quando liberada no corpo, ela, um composto nitrogenado, pode causar variação na pressão sanguínea e contração muscular. Chegando aos olhos, pode fazer a pálpebra tremer.

Além disso, como dito no início desta publicação, o excesso de tempo em frente às telas de televisão, computadores, tablets ou smartphones podem levar as pálpebras a tremer. Isso por conta da fadiga ocular, porque nessas situações, imperceptivelmente, os olhos piscam menos.

Apesar de ser uma reação natural, se o tremor nas pálpebras for persistente é recomendável que se procure um oftalmologista para evitar complicações.

Para este e outros problemas mais graves nos olhos, você pode contar com a Oftalmoday. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *