Consultas e Exames: (21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Catarata: (21) 2018-2529 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050 consulta@oftalmoday.com.br

Os acidentes de trânsito são causados em 90% dos casos por conta de falhas humanas, como problemas na visão, apontou pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Doenças como catarata, glaucoma, degenerações retinianas, vícios refracionais não corrigidos, bem como visão monocular e estrabismo podem causar desconforto e perigo ao dirigir.

A grande causa dos acidentes de trânsito vem do fato de que a maioria dos motoristas só se lembra de fazer os exames oftalmológicos na hora de renovar a carteira de motorista, o que acontece a cada 5 anos. Como resultado, muitas doenças que poderiam ser facilmente tratadas, não são diagnosticadas e acabam agindo de forma silenciosa. Por isso, aproveitando o Dia Nacional do Trânsito, comemorado dia 25 de setembro, lembramos a importância de visitar regularmente o oftalmologista – o ideal é ir uma vez ao ano –  e manter os exames em dia.

O estudo da Abramet também apontou que as queixas oculares mais comuns entre os motoristas são ardência nos olhos, fotofobia e ofuscamento à noite causado pelos faróis. Na maioria das vezes, a ardência é gerada pelo fato do olho estar seco. Isso acontece pelo excesso de exposição do motorista ao vento, ar-condicionado e pelo tempo de concentração ocular exigido. Por isso, ao passar muito tempo dirigindo, é recomendado lubrificar os olhos, piscar com frequência e não exercer a atividade mais do que duas horas seguidas sem parar para descansar os olhos.

Se o seu problema for fotofobia, você pode amenizá-la com uso de óculos escuros com antirreflexo e proteção contra raios ultravioletas. Já no caso do ofuscamento noturno, o uso de lentes especiais da cor amarela, por exemplo, é indicado para melhorar a noção de perspectiva e profundidade. Mas, antes de tomar qualquer dessas providências, consulte seu oftalmologista. Ele saberá o que é mais indicado para você.

Que tal avaliar esse post?

Clique em uma estrela para votar!

Classificação média: / 5. Total de votos: