Herpes ocular é uma inflamação no olho, cujos sintomas, por vezes, parecem o da conjuntivite. Por isso, é fácil confundir um problema com o outro. Mas só um oftalmologista é capaz de traçar um diagnóstico preciso sobre a doença.
É preciso tomar cuidado para que essa enfermidade não se manifeste no olho, porque o herpes ocular pode levar a consequências graves, como a perda da visão, se não tratada corretamente.
A Oftalmo Day, clínica de oftalmologia no Rio de Janeiro, fala um pouco mais sobre o assunto nesta postagem.
Como se transmite o vírus do herpes para o olho?
O herpes no olho é causado pelo vírus do herpes simples (HSV) tipo I, o mesmo responsável pelo herpes labial.
O vírus é transmitido através do contato direto com secreções da saliva, do nariz e do líquido do olho espalhado pela face de alguém que esteja infectado. Além disso, o herpes ocular pode ser transmitido também pelas mãos entre um indivíduo e outro.
Outros fatores contribuem para a disseminação dessa doença no olho, como baixa imunidade, uma vez que esse agente entra no organismo através da mucosa oral ou nasal. Exposição excessiva ao sol, saúde bucal comprometida, febre, estresse, traumas diversos, assim como os pós-cirúrgicos, e viroses são também maneiras de facilitar o contágio do herpes ocular.
Uma vez dentro do organismo, o vírus permanece instalado no olho em estado de latência, como acontece com a maioria das pessoas. No entanto, ele pode se manifestar a partir da ocorrência de alguns dos fatores de risco citados, devido à fragilidade das defesas no organismo diante dessas situações.
Sintomas do herpes ocular
É comum que o herpes ocular atinja apenas um dos olhos, incidindo na pálpebra, na conjuntiva ou na córnea. Ao se instalar na conjuntiva, o vírus manifesta os mesmos sintomas da conjuntivite, como a sensação de corpo estranho no olho, vermelhidão e lacrimejamento, além de coceira.
Na córnea é onde a doença apresenta maior perigo. A ceratite herpética, como é chamado o herpes nesta região do olho, pode causar a formação de cicatrizes ou úlceras e até mesmo uma inflamação constante. Instalado nesta área, se não houver tratamento adequado, o herpes ocular pode levar à perda progressiva da visão.
Outros sintomas são:
– sensibilidade à luz;
– excesso de sangue no olho;
– irritação e ardência;
– visão embaçada;
Prevenção e tratamento do herpes ocular
Para tratar o herpes ocular, leva-se em consideração a região afetada, a extensão da lesão e o aspecto da doença. Em geral, os pacientes respondem bem a medicamentos antivirais, tanto por via oral como por uso tópico, a exemplo das pomadas e colírios.
É importante ressaltar a importância da consulta com um oftalmologista para que ele diagnostique e prescreva o melhor tipo de tratamento, dependendo da gravidade da doença.
Da mesma maneira, existem maneiras de prevenir o herpes ocular para retardar ou impedir a manifestação do vírus que o causa. Veja abaixo.
– Evitar passar a mão no rosto ao ter contato com alguém infectado;
– Manter a saúde em dia para aumentar a imunidade, como por meio da alimentação;
– Lavar sempre e bem as mãos;
– No caso do uso de óculos e lentes de contato, higienizá-los corretamente;
– Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como maquiagens e toalhas de rosto;
A clínica de oftalmologia Oftalmo Day possui especialistas que estão à disposição para todos aqueles que precisam cuidar dos olhos com excelência por meio das mais avançadas tecnologias. Estamos trabalhando normalmente seguindo todas as medidas preventivas orientadas pelo Ministério da Saúde. Acesse nosso site.
. meu nome é Sandra vivo uma angústia com o sofri mento dó meu esposo ele tem herpes nó olha a mais omenos os quatro anos. Temos medo de o viros dá na cabeça que nu acocelha?
Muito bom o artigo… Estão de parabéns
Que bom que vc gostou. Obrigado!