Sim, a lista de benefícios de quem faz atividade física no dia a dia é imensa. E também passa pelos olhos.
Como 10 de março agora foi o Dia Mundial do Combate ao Sedentarismo, a Oftalmo Day aproveita para falar sobre isso. A intenção é incentivar você a colocar um tênis e começar o quanto antes a se movimentar.
Antes, porém, continue aqui conosco e saiba:
- Quais atividades físicas devo fazer para prevenir ou combater doenças oculares
- Que doenças oculares podem ser prevenidas ou combatidas com atividade física
- Quais problemas associados ao sedentarismo podem provocar doenças oculares
- Como proteger seus olhos ao praticar sua atividade física
Quais atividades físicas devo fazer para prevenir ou combater doenças oculares
Como estamos falando em sedentarismo de forma geral, vale a pena começar com essa informação.
Para a saúde de todo o corpo, o tempo de atividades físicas recomendado é em média:
- 150 minutos (de forma moderada) ou 75 minutos (nas modalidades mais intensas) por semana para adultos
- 1 hora por dia para crianças e adolescentes
Essa orientação considera exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular.
Para a maioria dos casos ligados diretamente à saúde ocular, as atividades aeróbicas, como caminhadas, corridas, bike e natação, são as mais indicadas.
Acompanhe.
Que doenças oculares podem ser prevenidas ou combatidas com atividade física
- Degeneração macular relacionada à idade – DMRI
A obesidade e a hipertensão são dois grandes fatores de risco para a DMRI, que é uma das causas mais comuns da cegueira entre as pessoas 50+.
Com simples caminhadas é possível reduzir bastante as chances de adquirir a doença.
Claro, desde que haja uma consistência e que ela seja feita pelo menos 3 vezes por semana.
- Glaucoma
Corrida, natação, bike, caminhada, todas essas atividades fazem diferença quando o assunto é glaucoma. Tanto em termos de prevenção quanto de controle do quadro, caso ele já esteja instalado.
Elas regulam a pressão arterial (e a intraocular) e ajudam na vascularização dos olhos.
Só vale a pena conhecer dois cuidados que normalmente provocam o efeito inverso: não invista em posições de cabeça para baixo ou exercícios anaeróbicos.
- Ceratocone
Mais um problema ocular combatido com aeróbico. No caso, preferencialmente com a natação.
Até porque, além da atividade em si, o ceratocone é agravado com manifestações alérgicas das vias respiratórias e a umidade do ar perto da piscina evita que isso aconteça.
Aqui vale também o alerta de que é importante que o exercício seja feito com óculos específicos para proteger a vista.
- Miopia
A corrida ao ar livre é duplamente uma excelente opção para a prevenção da miopia.
A primeira razão é que você não vai estar em casa de frente para um computador ou realizando outras tarefas que forçam apenas a visão de perto.
Ao contrário: nessa atividade, naturalmente você vai enxergar o que está no horizonte. Ou seja, vai exercitar também a visão para longe.
Outra alternativa interessante é a caminhada outdoor.
- Catarata relacionada à idade
Segundo estudos internacionais, o benefício das práticas de atividades aeróbicas para a vista também inclui o combate à catarata.
Para dar ideia de números, um deles identificou uma diminuição de 10% dos casos de catarata relacionada à idade entre praticantes (regulares) de caminhadas e pedaladas.
- Retinopatia diabética
A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que pode levar a pessoa a perder a visão.
E a prevenção também está ligada às atividades físicas.
Os exercícios ajudam no processo metabólico da glicose no sangue e também no controle dos níveis de glicemia. Eles estimulam a produção de insulina e fazem com que ela seja transportada para as células de forma mais fácil.
Em outras palavras, mais uma vez o aeróbico previne o surgimento e o descontrole do quadro para que ele não chegue num estágio crítico como esse.
Quais problemas associados ao sedentarismo podem provocar doenças oculares
E já que falamos no diabetes, ele não é o único problema que pode acabar desencadeando doenças oculares.
Junto com ele, por exemplo, é importante estar atento a:
- hipertensão arterial descontrolada – que assim como no diabetes, pode interferir no metabolismo normal do sangue e provocar dilatação nos vasos da retina levando ao surgimento de lesões e hemorragias oculares.
- estresse oxidativo – é o que acontece quando a gente produz radicais livres em excesso. Entre as consequências, a gente fica mais sujeito a doenças, como catarata, olho seco, uveíte, inflamação da córnea, ceratite, degeneração macular e olho seco, para citar algumas. Para prevenir e diminuir seus efeitos, mais uma vez o recomendado é investir um tempo por dia para praticar atividades aeróbicas.
Como proteger seus olhos ao praticar sua atividade física
Apesar de todos os benefícios, é importante que você tenha alguns pontos de atenção na hora da sua atividade física. Com esses cuidados, você evita uma série de problemas na vista.
Veja o que fazer:
- Em relação ao suor
Reserve uma toalhinha higienizada para secar seu suor durante a prática. Também ajuda usar bandanas ou bonés que retenham esse líquido para que ele não escorra até os seus olhos.
Ele por si só não provoca lesões sérias quando atinge sua vista. Mas é possível que, em excesso, provoque ardências e coceiras. E naturalmente você levará as mãos não higienizadas até a região ocular, muitas vezes fazendo pressão. Ou seja, arrisca pegar infecções e provocar danos à retina.
- Em relação ao sol
Se a atividade é ao ar livre, invista em óculos de sol com lentes de filtro UV e bonés.
- Para quem usa óculos de grau
Se você usa óculos de grau e pratica atividades de alto impacto e velocidade, converse com seu oftalmologista. Ele poderá receitar sugestões alternativas, como lentes de contato ou óculos apropriados para o seu exercício, eliminando as chances de seus óculos quebrarem, provocando cortes e lesões.
- Sobre esportes de alto impacto
Se a ideia é praticar esportes de alto impacto, procure usar equipamentos de proteção para os olhos. Uma cabeçada no futebol, por exemplo, pode levar a um descolamento de retina ou lesões.
- Antes de praticar sua atividade
Se você ficou com alguma dúvida em relação a como proteger a região ocular para determinado exercício, entre em contato com a nossa equipe da Oftalmo Day. Use o espaço dos comentários dessa página ou agende uma visita.