Consultas e Exames: (21) 3872-6161 | 2284-4693 | 99493-1662 | Catarata: (21) 2018-2529 | Centro Cirúrgico: (21) 2268-5050consulta@oftalmoday.com.br
0
(0)

O glaucoma é a segunda maior causa de perda total da visão, segundo a Organização Mundial de Saúde. Em geral, é causado pelo aumento da pressão intraocular, regulada pelo humor aquoso. Este líquido é armazenado na câmara anterior, localizada entre a superfície posterior da córnea e a superfície anterior da íris. Ele é incolor e transparente, constituído por água e sais dissolvidos.

O humor aquoso está ali para nutrir a córnea e o cristalino, mantendo a função ótica e o metabolismo nutricional do órgão da visão, preenchendo-o por completo. Ele é produzido de forma constante durante o processo ciliar e deve ser drenado para regular a pressão interna do olho. Esta pressão hidroestática mantém a forma do globo ocular e qualquer alteração nela pode comprometer a retina ou o nervo ótico, causando morte das células sensoriais, o que caracteriza o glaucoma.

O formato da câmara anterior, onde se localiza o humor aquoso, é angular e pode estar mais aberto ou fechado, influenciando a drenagem do fluido e, conseqüentemente, na pressão do local. A gonioscopia analisa a amplitude deste ângulo, podendo diagnosticar o nível do glaucoma, para orientar o melhor tratamento.

Para a gonioscopia, dois colírios são utilizados, um anestésico e um gelatinoso, deixando a visão embaçada. Não há dilatação da pupila, nem antes, nem durante o procedimento. Para este exame, o nível de luminosidade é importante e deve ser adequada pelo médico.

O paciente fica em frente a um aparelho, o gonioscópio. Ele é formado por uma lente, parecida com um cone. Dentro dele, um espelho inclinado e uma lâmpada de fenda permitem a análise do ângulo formado entre a íris e a córnea. O paciente precisa manter o olhar fixo durante o exame.

Para a gonioscopia, não há necessidade de fazer jejum, não se deve usar lentes de contato e não precisa-se de medicamentos. É indicada também a presença de um acompanhante.

Procure a Oftalmoday para seus exames de rotina ou para os mais complexos, como o de gonioscopia. Acesso nosso site e conheça nossos serviços oftalmológicos.

Que tal avaliar esse post?

Clique em uma estrela para votar!

Classificação média: 0 / 5. Total de votos: 0

Esse post ainda não recebeu avaliações! Que tal ser o primeiro?

As you found this post useful...

Follow us on social media!

Chat das 9h às 17h
Chat das 9h às 17h
Powered by