Complicações e Insucessos da cirurgia de catarata

Rate this post

1 – Pode a cirurgia ser um sucesso, do ponto de vista técnico, e um fracasso, do ponto de vista do resultado visual final?

SIM. E é aí onde residem as maiores frustrações com alguns resultados. Se você entende que o olho humano é tal qual uma câmara fotográfica, você entenderá o exposto a seguir. Ao usarmos uma câmara fotográfica último modelo, com um filme desgastado ou fora de validade, a imagem final será borrada. Logo se o olho for operado, e colocada uma lente intra-ocular nova e transparente, porém se a retina apresentar alterações, ou o nervo óptico não estiver em boas condições, a imagem final será borrada.

2 – Pode estar tudo em condições, retina, nervo óptico e etc…,e o resultado mesmo assim não ser satisfatório?

PODE. Existem ocorrências durante o ato operatório, que embora, as monitoremos, como hipertensões arteriais, pressões vítreas
positivas, cápsulas frágeis e outros, que embora não frequentes, podem comprometer mesmo que parcialmente, a visão final. É preciso ter em mente que não existe cirurgia “risco zero “, por mais simples que a mídia a coloque para você. Os métodos estão cada vez mais sofisticados, como também os recursos para lidar com as complicações que por ventura apareçam. Porém nunca esquecer que por trás das máquinas, do avanço tecnológico, está o homem como profissional e que por mais capaz que ele seja, não pode tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA