Muita gente tem dúvida em relação à origem da catatara. Ela é hereditária?
Respondendo rapidamente: pode ser. Mas isso acontece muito raramente.
Para ter mais informações sobre as razões que levam à catarata e outros detalhes importantes, como: as formas de prevenção e de cura, continue lendo este artigo que a Oftalmo Day preparou para você.
Qual a origem da catarata?
Existem diferentes formas de a pessoa adquirir a doença, como:
- Catarata Senil: a manifestação mais frequente. Ocorre na terceira idade e é resultado do envelhecimento natural do cristalino.
- Catarata Congênita: aqui inclui-se a hereditária, mas, junto com ela, existem outras causas, como, por exemplo, rubéola e toxoplasmose na gestação.
- Catarata Traumática: provocada por lesões oculares.
- Catarata Secundária: surge como consequência de outros quadros – como diabetes, colesterol alto ou alterações hormonais, por exemplo – ou em função do excesso de alguns medicamentos.
E uma observação curiosa: apesar de a Catarata Senil não ser hereditária, ela pode começar mais cedo por questões genéticas.
É possível prevenir a catarata?
De qualquer forma, é possível adiar seu aparecimento e manter a qualidade da saúde dos olhos por mais tempo.
Veja como:
- independentemente de estar fazendo sol ou não, sair sempre com óculos escuros que tenham lente com proteção UV e sejam de qualidade comprovada;
- evitar excesso de sal e de açúcar;
- ingerir mais frutas (especialmente as cítricas) e vegetais;
- evitar sobrepeso e obesidade;
- não fumar;
- consumir bebidas alcoólicas com moderação;
- praticar atividades físicas com consistência;
- medir e manter a glicemia controlada.
A catarata tem cura?
Sim. Mas não é por isso que ela pode ser negligenciada. Pelo contrário. Até porque é a maior causa de cegueira reversível no mundo.
A única forma da catarata ser curada é com cirurgia. Trata-se de um procedimento rápido – dura cerca de 15 minutos – e, hoje em dia, é muito seguro e prático.
Como é feita a cirurgia de catarata?
Para dar uma ideia, ela é feita com anestesia tópica (no caso, um colírio).
E consiste na substituição do cristalino (a lente natural que temos atrás da íris e que perde sua transparência, caracterizando a doença) por uma prótese: a lente intraocular (LIO).
Como é o pós-operatório da cirurgia de catarata?
O pós-operatório é bem tranquilo. O paciente já sai da sala com a visão quase 100% e pode voltar ao trabalho no dia seguinte, apesar de que a recuperação completa costuma durar uma semana.
Para finalizar, a operação pode ainda ter um bônus: dependendo do modelo da LIO, é possível que a pessoa não precise mais usar óculos, especialmente para perto.
Onde fazer sua cirurgia de catarata?
A Oftalmo Day é uma das pioneiras nesta técnica mais moderna da cirurgia de catarata.
E, com a intenção de garantir a saúde ocular de um número maior de pessoas, oferecemos condições especiais, tornando o tratamento acessível mesmo para quem não tem plano de saúde.